terça-feira, 22 de maio de 2012

Levantar acampamento!!!

 "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam. Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!" Romanos 10:9-15.

Já faz um tempinho que não posto aqui, a sensação é que o tempo parece que é mais rápido aqui que no Brasil, que lá seria como se estivesse num veículo comum andando a 80 km por hora, mas aqui sinto que o tempo corre como um carro de fórmula 1 a 300 km/h!

E como Deus nos deu um ano e quatro meses para nos acostumarmos, estamos levantando acampamento da Ásia Central. Mas não escreverei na mesma velocidade que o tempo passa, vou dar o testemunho completo.

Já servimos aqui no Quirguistão há mais de um ano e no início de 2012 estávamos no auge de nossas atividades dentro de tudo o que se é possível fazer com o russo que já aprendemos. Pessoas estavam sendo treinadas e preparadas para continuar o trabalho com mais eficácia e eficiência, estávamos já colhendo alguns frutos, mas nosso coração estava começando a ficar incomodado. O texto do nosso chamado se encontra em Romanos 10:9-15 mas a parte que mais nos incomodava está nos versículos 13 a 15, então chegamos a conclusão de que o Evangelho já chegou ao povo quirguiz, e nos meses seguintes fomos convidados a tocar em várias igrejas e senti convicção de que se elas se unirem, os próprios locais dão conta de evangelizar o resto do país!

Foi quando Deus começou a nos incomodar com sonhos, por semanas seguidas tivemos sonhos claros de que deveriamos deixar o país para uma ontra região que não sabíamos onde, mas que deveríamos ir e este período seria em um momento difícil, mas como vitória o ídolo local cairia em praça pública. É claro que não é a própria estátua, mas a resposta poderosa ao clamor de centenas de irmãos resultaria na queda espiritual do ídolo que domina a região, e já estamos vendo os primeiros indícios dessa grandiosa mudança, a união das igrejas locais, glória a Deus.

Para onde ir, como, sozinhos? Voltar para o Brasil? Outro campo? Estas eram nossos questionamentos, foi quando oramos e conversamos sobre os sonhos Deus estava mostrando que seria com um pastor amigo nosso que serve aqui também. Logo depois, soubemos que ele estava indo para uma terra distante para espiar a terra e ver as necessidades daquele lugar, ele ficou lá 3 semanas e na sua volta nós o convidamos para um chá em nossa casa, foi quando ele mostrou fotos e contou sobre as necessidades (que são gritantes), dentre elas, não existe nenhuma igreja, nenhum crente, nada, alcoolismo, suicídios, etc. Então perguntamos a ele se ele iria ou não, ele disse "eu vou mas estou orando por uma equipe porque sozinho é muito difícil", foi quando dissemos que somos a equipe que vai com ele, então contamos nossa história e como Deus nos levou a entender esta decisão, ele deu um salto do sofá e não sabia se ria ou chorava de tanta alegria, sua esposa também. Então ele comentou que quando estava no meio da tundra congelada ele se lembrou de mim, que seria um bom suporte para o ministério e amo a neve o gelo (também jogo hockey, hehe), pensou em me convidar, mas resolveu se calar e orar somente. Sua esposa se lembrou de Sarah e estava preocupada com a questão de ministério infantil, queria desesperadamente aprender com Sarah o trabalho de evangelizar os pequeninos, quando dissemos sim, ela ficou maravilhada em saber que vamos juntos para lá.

Para lá? Onde é isso? É uma região gelada no norte da Rússia, chama-se Oksarka na região Yamalo (que traduzindo literalmente significa, "confins da terra". Lá vive o povo nenet que estão espalhados por toda a península em pequenos povoados. A terra é gelada a maior parte do ano com temperaturas de -40º C em média, são parecidos com esquimós e usam roupas de peles de rena (são muito numerosas lá).

A grande dúvida era quando sair do Quirguistão, pois os vistos deles expira no dia 06 e o nosso  dia 12 de junho. Mas pensávamos em ficar um pouco mais para a conferência da nossa igreja em agosto e também nos preparar melhor, mas Deus tinha outros planos. O governo local mudou o a regra para renovação de vistos aqui aumentando muito o período para obtenção chegando a 2 meses todo o processo e nosso visto vence daqui há 20 dias, tornando impossível nossa estada aqui, a não ser que seja ilegal. A polícia já me parou na rua para pedir documentos e saber quando nosso visto vence.

A idéia tem o seu lado bom e o lado ruim, o lado bom é que eles querem acabar com a corrupção e as propinas, mas o lado ruim é que dificulta muito a vida dos estrangeiros aqui porque eles querem fechar o país como aconteceu no Cazaquistão, Uzbequistão e outros, pois depois que fecharam suas fronteiras tiveram crescimento econômico e com uma só religião (o islamismo) eles abriram as portas para países como Turquia, Arábia Saudita e outros países que seguem a mesma religião. Hoje os turcos não precisam mais de visto para cá, porque eles tem grandes empreendimentos e tem trazido prosperidade para o país, já "os missionários cristãos o que tem para oferecer?"

Todo o processo para chegarmos até Oksarka é bem longo, dura cerca de 9 meses, para isso teremos que ir para outro país onde brasileiros não precisam de visto, depois entrar na Rússia e pedir o visto para morarmos lá (não estou divulgando aqui os detalhes), mas estamos certos de que Deus nos levará até aquele lugar para levarmos as Boas Novas àquele povo que precisa tanto conhecer o Salvador, Jesus.

Outros missionários continuarão aqui no KG ainda dando discipulado e treinamento para os novos convertidos enquanto assim aprouver ao Senhor.

Te desafio a orar conosco e por nós, por este grandioso projeto e contribuir também, faça parte conosco desse ministério. Nossa parte é ir, precisamos de uma boa retaguarda para nos mantermos lá, principalmente de oração. Contamos com você.

Se deseja saber mais informação sobre nós é só nos escrever:
E-mail: eduardoesaraholiveira@gmail.com
Skype: eduardoesaraholiveira

Para ofertar:
Caixa Econômica Federal
Ag. 1529
Operação 013
C. Poupança 00100351-9

Para os que estão no exterior e gostariam de contribuir, favor entrar em contato para saber o procedimento.

Juntos para um mundo transformado pelo amor de Jesus,
E. O.